< Voltar

A funcionalidade de cópia de lançamentos como facilitador da mudança para a contabilidade Cloudware Business

Cláudio CarneiroBusiness Manager8 Outubro 2020 5 minutos de leitura

O crescente acesso e cruzamento da informação das empresas por parte da Autoridade Tributária requer uma maior atenção dos empresários, considerando a consistência, fiabilidade e qualidade da informação de faturação, contabilística e fiscal das empresas.

A larga maioria das PME, que recorre a serviços externos de contabilidade, com um software tradicional, fica sujeita à descentralização da informação em diferentes sistemas - o sistema de faturação da empresa, o sistema externo do gabinete de contabilidade, para o processamento de salários e para a contabilidade.

Esta separação da informação origina falhas, dificuldades de análise e lacunas na informação fundamental de suporte à gestão e decisão. Estas falhas na consolidação da informação serão detetadas no momento do reporte ou, mais tarde, em ações de inspeção.

Os softwares de gestão integrada são a garantia da informação exata e em tempo real!

Os sistemas integrados de gestão na web vieram resolver este problema. Para além da simplicidade de utilização e menores custos, evitam instalações locais e estão sempre atualizados, apresentando como vantagem fundamental a possibilidade de trabalhar a partir de qualquer local.

A utilização de um software de gestão integrado - onde são processados todos os documentos e dados - desde a faturação às compras, dos salários à contabilidade - aporta eficiência aos processos de trabalho e fiabilidade aos dados e informação, que passam a estar na esfera de controlo da empresa, envolvendo todos os interlocutores num trabalho partilhado - do processador de faturas ao gestor, do empresário ao contabilista.

O Cloudware Business disponibiliza a funcionalidade de Cópia de Lançamentos, uma ferramenta que permite copiar registos contabilísticos entre dois exercícios relativos ao mesmo ano fiscal.

A cópia de lançamentos é a melhor ferramenta à disposição do seu Contabilista para a mudança da contabilidade da sua empresa para o Cloudware Business.

A Portaria 31/2019, no número 2 do artigo 2.º, vem estipular que, previamente ao envio da IES/DA, é necessária a submissão e validação do ficheiro SAF-T(PT) relativo à contabilidade, mais acrescentando, no n.º 8 do artigo 3.º, que, na ausência de submissão do ficheiro SAF-T(PT) da contabilidade, ou da sua não validação central, não será possível proceder ao envio da declaração IES.

De acordo com a alínea e) do número 1 do Anexo I à Portaria 302/2016, o ficheiro SAF-T (PT) relativo à contabilidade deve ser único para o período a que diz respeito, sendo que a transição dos registos contabilísticos entre exercícios ou programas de contabilidade num momento não coincidente com o início do ano fiscal não pode efetuar-se apenas com a migração de saldos.

Desta forma, nos cenários de transição da contabilidade para o Cloudware Business, no decurso do exercício fiscal, esta ferramenta assegura a cópia dos registos contabilísticos do SAF-T(PT) de contabilidade gerado no anterior software para o exercício fiscal criado no Cloudware Business.

Evita-se, assim, a necessidade de replicação manual dos registos contabilísticos efetuados na anterior aplicação, permitindo ao Contabilista copiar os lançamentos entre exercícios, de uma forma assistida e eficiente.

Para a utilização eficiente desta funcionalidade, o Contabilista deverá seguir os passos abaixo indicados.

  1. Garantir que o exercício de origem, obtido no software de contabilidade anterior e a copiar, apenas contém os lançamentos que pretende copiar, e que todos têm diário e número de registo.
  2. Entrar no novo exercício, criado no Cloudware Business para o mesmo período e de destino da cópia de lançamentos, aceder à opção de menu Contabilidade > submenu Configuração e clicar no botão Cópia de lançamentos entre exercícios. Seguir os passos indicados no Assistente de Configuração, selecionando o exercício fiscal de origem e descarregando o ficheiro excel com o mapeamento de contas entre os exercícios.
  3. Analisar, com detalhe, o mapa de conversão das contas e identificar a melhor correspondência entre as contas no exercício de origem e as contas no exercício de destino. Este ficheiro de mapeamento de contas mostra as contas de origem e as contas de destino, permitindo a validação ou correção da correspondência de contas;
  4. Concluído o trabalho, deve proceder à importação do ficheiro de mapeamento de contas, com as respetivas correções.
  5. Importado e validado o ficheiro, deverá prosseguir com a cópia dos lançamentos.

Descubra o mais completo software de gestão online para empresas e empresários.

O Cloudware Business é um software de gestão integrado, 100% na cloud, que lhe permite gerir a seu negócio em qualquer lugar, a qualquer hora.

Com todos os módulos e funcionalidades de que precisa, o Cloudware Business permite simplificar a gestão da sua empresa, através de processos automatizados e inteligentes.

Da faturação à gestão das compras e despesas, do controlo das contas correntes à informação atualizada da tesouraria e dos impostos a pagar, do processamento de salários à contabilidade e gestão de ativos, o Cloudware Business integra toda a informação e espelha a evolução da empresa ao longo do tempo, num sistema simples de utilizar por empresários e contabilistas.

Com o Cloudware Business, os empresários têm a garantia de utilização de um sistema de faturação, gestão e contabilidade online, sempre atualizado, certificado pela Autoridade Tributária com o selo SVAT.

Experimente o Cloudware Business, durante 30 dias, sem qualquer compromisso, clicando aqui!